Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Boteco do Confete" homenageia Marçal e Gracia do Salgueiro

Rubem Confete destacou os legados dos sambistas. Marçal foi um dos pioneiros e as composições de Gracia fazem parte do inconsciente coletivo

Armazém Cultural

No AR em 01/07/2022 - 21:08

O quadro Boteco do Confete, do Armazém Cultural, celebrou dois expoentes do Samba.

Armando Vieira Marçal, ou simplesmente Marçal (1902-1947), morria há exatos 75 anos e formou, ao lado de Alcebíades Barcelos, mais conhecido como Bide, uma das duplas mais prestigiadas e que deram o pontapé ao gênero na década de 1930, com composições gravadas por nomes importantes da época, como Cyro Monteiro, Silvio Caldas, Orlando Silva, Gilberto AlvesCarlos Galhardo, entre outros. O homenageado era pai de Mestre Marçal, aclamado como um dos principais diretores de bateria de todos os tempos, e que fez história na Portela; e avô de Marçalzinho, ritimista que atuou com Caetano Veloso e tem carreira internacional.

O outro homenageado foi Gracia do Salgueiro. O cantor e compositor, que nasceu na cidade mineira de Além Paraíba, completaria 95 anos e marcou época nas rodas de samba cariocas, com sucessos autorais como 1800 Colinas, lançada por Beth Carvalho, Na Beira do Mar, com interpretações em álbuns de Jorginho do Império e Paula Toller, e Pagode do Gago.

Quer saber mais? Ouça o bate-papo completo clicando no player acima.

Armazém Cultural, a casa do músico brasileiro! De segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, com reapresentação na madrugada seguinte das 2h às 5h, pela sua Rádio MEC, a primeira rádio do Brasil.

Criado em 02/07/2022 - 11:31

Mais do programa