Ubirajara Brás Augusto, mais conhecido como Bira Quininho (1942 - 1975), foi o homenageado do colunista Rubem Confete no Armazém Cultural.
Com uma curta, mas marcante trajetória no carnaval carioca, o cantor e compositor antecedeu Neguinho da Beija-Flor, como intérprete da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Ambos iniciaram as carreiras no bloco Leão de Nova Iguaçu, transformado em escola de samba no ano de 1986.
Em 1975, Bira Quininho conquistou um grande feito: foi intérprete oficial e único autor do samba-enredo O Grande Decênio, apresentado no carnaval daquele ano pela Beija-Flor. A discografia, por sua vez, é restrita ao LP Samba é isso aí, gente boa!, lançado em 1974 pela gravadora CBS.
Quer saber mais? É só ouvir tudo no player acima.
Vale lembrar que o quadro Boteco do Confete, apresentado pelo radialista, jornalista e pesquisador musical Rubem Confete, vai ao ar no programa Armazém Cultural sempre às quartas-feiras, às 16h30min.
Armazém Cultural, a casa do músico brasileiro! De segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, com reapresentação na madrugada seguinte das 3h às 6h, pela sua Rádio MEC, a primeira rádio do Brasil.