Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Clara Nunes e seu canto de sabiá é o assunto de Papo de Baluarte

Uma das melhores cantoras brasileiras de todos os tempos é a

No quadro Papo de Baluarte, desta quinta-feira (20), o pesquisador de carnaval e radialista Luís Carlos Magalhães falou sobre Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes. Ela nasceu na cidade de Paraopeba, interior de Minas Gerais, e é considerada uma das melhores cantoras brasileiras de todos os tempos.

 

Aos 23 anos, se muda para o Rio de Janeiro e começa a cantar boleros, mas foi com o samba "Você Passa, Eu Acho Graça", de Carlos Imperial e Ataulfo Alves, que consegue o seu primeiro sucesso.

 

Em 1971, grava o quarto CD "Clara", produzido por Adelzon Alves, com as músicas "Ê Baiana" e "Ilu Ayê", samba-enredo que marca o seu encontro com a Portela. A partir daí, grava uma sucessão de grandes sucessos, sendo a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias. 

 

Morre em 1983, no auge da carreira, em razão de um choque anafilático após uma cirurgia de varizes.

 

No quadro, Luís Carlos Magalhães, faz um relato emocionante de um momento de sua vida, quando em um show de João Nogueira viu o músico cantar o samba "Um Ser de Luz", em homenagem a Clara Nunes. "Sabiá, que falta faz sua alegria, sem você meu canto agora é só melancolia. Canta meu sabiá. Voa meu sabiá. Adeus meu sabiá. Até um dia." - cantou Luís.

 

Confira o quadro Papo de Baluarte às quintas-feiras, às 16h30,  com apresentação do pesquisador de carnaval, radialista,  colunista e diretor cultural da Portela, Luís Carlos Magalhães.


 



Criado em 24/08/2015 - 13:56 e atualizado em 24/08/2015 - 15:04

Mais do programa