Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Leca Araújo celebra mulher brasileira em "As Marias"

Série da artista retrata a força da diversidade feminina no Brasil

Arte Clube

No AR em 14/12/2017 - 09:22

A artista visual Leca Araujo traz ao Rio, a exposição "As Marias". São 13 obras que representam a força da mulher brasileira. Ícones da cultura e dos direitos humanos, como Fernanda Montenegro e Maria da Penha, ganham homenagens ao lado de grupos de lavadeiras, parteiras e representantes da força feminina no Brasil.

Em entrevista ao Arte Clube, Leca falou sobre suas inspirações. "Acho que a história do Brasil pode ser contada através das mulheres. Um dia eu estava refletindo sobre a citação do novelista Felipe Miguez de que a típica mulher brasileira é empregada doméstica, negra e se chama Maria. E aí eu fui descobrir que no Brasil existem 11 milhões e 700 Marias, é muita gente", conta.

"Eu pinto Fernandas, Clarices, Marias, mas como se todas fossem Marias. Pinto brancas, amarelas, pretas, como se todas fossem negras. De propósito, para trazer todas as mulheres para o mesmo contexto e dali falar das suas particularidades, beleza, valores que não estão na fisionomia, na imagem, e sim na alma", explica.

Clique no player e ouça a entrevista completa.

As obras combinam acrílica, esmalte, óleo, pigmentos e materiais reciclados, como cabos, tomadas, botões, retalhos de tecido, rolhas de vinho, entre outro. A série já foi exposta em diferentes cidades do mundo, como Barcelona, Paris, Porto, Firenze e Vienna.

A exposição "As Marias" abre ao público nesta quinta-feira (14 de dezembro), na Galeria de Arte Ibeu, na rua Maria Angélica, 168, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Criado em 14/12/2017 - 09:30

Mais do programa