Para celebrar os 200 anos em que Dom João XI, foi aclamado no Rio de Janeiro, rei de Portugal, Brasil e Algarves, o Museu Histórico Nacional apresenta a mostra “O Retrato de Dom João VI”. A exposição apresenta 24 pinturas que têm como tema central a construção da imagem do monarca. As peças pertencem a instituições brasileiras e portuguesas, coleções particulares e do próprio acervo do Museu.
Em entrevista ao Arte Clube, o curador da mostra, diretor do museu e professor de história da Universidade Federal Fluminense, Paulo Knauss, conta sobre a ideia de trazer a figura do Rei Dom João para a mostra. “A história de Dom João é toda construída de forma singular, porque em 1808 ele transferiu a corte de Lisboa para o Rio de Janeiro e terminou sendo o único rei europeu que foi aclamado na América. Pensando em toda essa simbologia em torno da realeza e do tempo de Dom João, decidimos dividir com o público o interesse pela figura e pelo personagem do rei”, explica Paulo Knauss.
Clique no player e ouça a entrevista completa com o curador.
Além dos retratos, completam a exposição condecorações, medalhas, moedas, leques, gravuras e uma réplica da coroa de 1818 – somando cerca de 60 itens. A exposição traz para o público o percurso pelo retrato biográfico, de João menino ao rei Dom João VI, a leitura política da retratística do rei e o resgate de uma pintura de 1814, desconhecida do público.
O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h.
Serviço:
Exposição “O Retrato do rei Dom João VI”
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, sem número, Centro
Temporada: 29 de Novembro de 2018 a 17 de Fevereiro de 2019
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / Entrada Gratuita aos Domingos
Horário de visitação: Terça a sexta, 10h às 17h30; sábados, domingos e feriados, 13h às 17h.