Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Peça “Cárcere” aborda o sistema prisional brasileiro e a liberdade

Além de trazer a reflexão sobre a realidade e os paradoxos da prisão, o monólogo mergulha nas prisões de cada indivíduo

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 18/01/2019 - 16:57

Apresentada em mais de 15 países nos últimos cinco anos, a peça Cárcere chega ao Rio pela primeira vez. A história trata de uma semana na vida de um pianista que, privado da liberdade e de seu piano, será refém em uma rebelião iminente. No cárcere, ele vive em contagem regressiva e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressadas em um diário.

Em entrevista ao Arte Clube, o ator e diretor do espetáculo, Vinícius Piedade, conta como surgiu a ideia de levar essa narrativa aos palcos. “Essa história surgiu quando eu tive uma experiência na cadeia, não como presidiário, mas como artista, levando um espetáculo anterior chamado 'Cartas de um Pirata'. Nesse meu foco, imaginei que levar teatro ao sistema prisional poderia de alguma forma potencializar a reflexão de ressocialização nos presos. A partir dessa experiência, tive vontade de falar sobre o sistema prisional brasileiro. Mas com o tempo, eu entendi que era mais importante abordar sobre o paradoxo contrário da prisão, a liberdade”, conta o ator.

Clique no player e ouça a entrevista completa com Vinícius Piedade.

O texto do espetáculo é assinado por Saulo Lima e Vinícius Piedade, com trilha sonora de Manuel Lima. A peça também convida o espectador a refletir a respeito das liberdades e prisões que nos rodeiam no dia a dia, como casamentos aprisionantes, trabalhos acorrentadores, mentes algemadas e vidas encarceradas mesmo em liberdade.

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h.

Serviço:

Cárcere

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBBRJ)

Endereço: Rua Primeiro de Março, número 66, Centro.

Temporada: De 17 de Janeiro a 3 de Março

Sessões: De Quinta a Domingo, às 19h30

Ingressos: R$ 30 reais (inteira)

Classificação: 14 anos

Criado em 18/01/2019 - 17:15

Mais do programa