Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ruy Castro destaca a genialidade e o legado de João Gilberto para a MPB

Autor de livros sobre a bossa nova, jornalista analisa a revolução causada pelo músico

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 08/07/2019 - 12:00

O jornalista e escritor Ruy Castro, autor, entre outros livros, de "Chega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova", "A Onda que se Ergueu no Mar", "Rio Bossa Nova", participou do Arte Clube para comentar a importância da obra de João Gilberto para a música brasileira e sua influência mundial. 

Ruy explica a revolução causada pela bossa nova de João. "Uma simplificação sonora, com um enriquecimento harmônico e rítmico, combinado com aquela maneira de cantar, que as pessoas viram como uma grande novidade na época, então era realmente uma revolução. Hoje, eu acho que, na verdade, o que o João Gilberto vez foi uma atualização de uma coisa que já vinha desde 1930, que o samba de bossa. Existia o samba-canção, e o samba de bossa, acelerado e sincopado", explica.

João Gilberto

Na entrevista, Ruy Castro também comenta a busca pela perfeição e critica o destaque que o Brasil dá às histórias de excentricidades do músico, em detrimento de sua obra genial. Clique no player e ouça a entrevista completa.

Criado em 08/07/2019 - 17:44

Mais do programa