Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Plataforma mostra mudança da paisagem urbana no Rio

Encontro imagineRio: 457 anos de história ao alcance de todos comemora aniversário do Rio de Janeiro no dia 10 de março, às 19h

Arte Clube

No AR em 10/03/2022 - 12:00

O Instituto Moreira Salles (IMS) realiza uma conversa virtual e gratuita com o historiador Luiz Antônio Simas e Sérgio Burgi e Martim Passos, respectivamente coordenador e pesquisador do núcleo de Fotografia do IMS. Eles abordam a história do Rio de Janeiro em um passeio pelo site imagineRio.

A publicação é uma plataforma on-line e gratuita do IMS realizada em parceira com a Rice University e a Getty Foundation. Ela possibilita ao usuário da internet visualizar a mudança na paisagem urbana do Rio de Janeiro através dos anos, décadas e até séculos. 

São mais de três mil imagens geolocalizadas em um mapa interativo que muda conforme o internauta vai arrastando o cursor, mostrando como a geografia carioca foi sofrendo mudanças e intervenções muitas vezes radicais, como a demolição do Morro do Castelo, o Aterro do Flamengo, que antes nada mais era que orla marítima, e a construção do Cristo Redentor, por exemplo.

O pesquisador Martim Passos, do Núcleo de Fotografia do IMS, que integrou o projeto imagineRio, conversou com Jansem Campos.

Confira no player acima.

Serviço

Encontro imagineRio: 457 anos de história ao alcance de todos

Com Luiz Antônio Simas, Martim Passos e Sérgio Burgi 

10 de março, quinta-feira, às 19h

Grátis

Online - ao vivo pelo canal do IMS no YouTube e Facebook

Criado em 10/03/2022 - 16:24

Mais do programa