Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"O cinema que não se vê" conta os bastidores do audiovisual brasileiro

Livro aborda os dilemas políticos do setor de cinema no país

Arte Clube

No AR em 29/03/2023 - 12:30

A pesquisadora e jornalista Ana Paula Sousa é a convidada do Arte Clube, para conversar sobre o livro "O cinema que não se vê: A guerra política por trás da produção de filmes brasileiros no século 21" (Editora Fino Traço). A publicação conta os bastidores e dilemas da política do audiovisual no Brasil.

O livro conta histórias inéditas sobre a criação da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Lei da TV Paga e o Fundo Setorial do Audiovisual. Ana Paula entremeia a análise com mais de 30 entrevistas realizadas com cineastas, produtores e gestores – como Cacá Diegues, Luiz Carlos Barreto, Fernando Meirelles e Sara Silveira – em uma narrativa que apresenta, de forma leve, os dilemas burocráticos do cinema e os rachas artísticos por trás deles.

A autora também comenta o embate entre filmes mais experimentais e os de grande apelo popular. Para ela, ambos são ameaçados pela indústria dos EUA. "A grande batalha do cinema brasileiro é existir em um mercado totalmente formatado para o cinema hollywoodiano", afirma.

Ana Paula Sousa é jornalista, com doutorado em Sociologia da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestrado em Indústrias Culturais e Criativas pelo King’s College, de Londres, além de professora da graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM-SP. Ao longo das últimas décadas, ela escreveu sobre cultura, políticas culturais, regulação audiovisual e mercado de artes e entretenimento para os principais veículos do país.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 29/03/2023 - 15:31

Mais do programa