Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro do jornalista Marcio Gaspar conta a história icônica do grupo Novos Baianos

Arte Clube

No AR em 08/08/2023 - 15:56

Nesta ediçãodo Arte Clube, você confere uma entrevista com o jornalista Marcio Gaspar sobre o lançamento da versão física do livro "Acabou Chorare: o rock’n’roll encontra a batida de João Gilberto", que aborda a criação do álbum icônico dos Novos Baianos.

Com forte influência do rock distorcido de Jimmy Hendrix e da bossa nova dissonante de João Gilberto, o grupo era formado por Moraes Moreira, Baby Consuelo e Paulinho Boca de Cantor (vocais), Pepeu Gomes (guitarra), Dadi Carvalho (baixo), Jorginho Gomes e Baixinho (ambos na bateria e bongô), além de Luiz Galvão como letrista.

O terceiro livro impresso da Coleção discos da música brasileira, "Acabou Chorare: o rock’n’roll encontra a batida de João Gilberto" foi escrito por Marcio Gaspar, jornalista com vasta experiência nas grandes gravadoras e redações de jornais e revistas. Ao longo de sua carreira, o autor teve a oportunidade de conviver com diversos artistas e testemunhar a história da música em construção.

Lançado em 1972, no auge repressivo da Ditadura Militar no Brasil, o segundo LP do grupo, com 10 faixas e gravado pela Som Livre, fez história e consolidou Pepeu Gomes como um dos maiores guitarristas do país. Mais de 50 anos depois, ainda é considerado um dos mais importantes álbuns da música popular brasileira, que aparece em destaque em todas as listas e segue inspirando gerações de artistas como Marisa Monte e Tulipa Ruiz, que mencionam no livro a influência de Acabou Chorare em suas obras.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 08/08/2023 - 15:57

Mais do programa