No Clube do Vinil desta semana, vamos mergulhar no início da carreira de Maria de Fátima Palha de Figueiredo, a Fafá de Belém, que completou 68 anos no dia 9 de agosto.
Nascida em 1956, na capital do Pará, foi em Salvador, na Bahia, que ela começou a carreira musical. Fafá foi descoberta, aos 16 anos, ainda em Belém, pelo produtor musical Roberto Santana, que estava procurando talentos para as gravadoras Philips e Polidor. Mas somente aos 18 anos aceitou o convite e partiu para a Bahia. A estreia foi no Teatro Vila Velha.
O primeiro contato do Brasil inteiro com o talento de Fafá aconteceu na trilha sonora da novela Gabriela. Aproveitando o sucesso, naquele mesmo ano, a gravadora Phillis lançou o primeiro compacto de Fafá. No ano seguinte, a cantora lança seu primeiro disco, chamado "Tamba-Tajá".
Ouça, no player acima, mais curiosidades sobre a cantora e ouça ainda as canções "Filho da Bahia" (Walter Queiroz), "Emoriô" (João Donato e Gilberto Gil) e "Este rio é minha rua" (Paulo André e Ruy Barata).