O documentário "Salão de Baile: This is Ballroom" promove um mergulho no universo das competições de coreografias, beleza, moda, dança, música, desfiles, entre outras expressões artísticas da comunidade LGBTQIAPN+. As diretoras e roteiristas Juru e Vitã batem um papo com o Arte Clube e contam o que é a cultura Ballroom, como ela se adaptou ao Brasil e como é a vivência nos bailes. O filme estreia nos cinemas na quinta-feira, 5 de dezembro.
A cultura importada da periferia de Nova York encontra ecos nas periferias do mundo todo. E no Brasil, não é diferente. Aqui, ela se conecta com outras expressões locais, como o funk, samba e a capoeira. Em Salão de Baile: This is Ballroom, a câmera acompanha uma “ball” (baile) da cena fluminense, onde pessoas negras e/ou LGBTQIAPN+ têm a liberdade para experimentar novas possibilidades de expressão de identidade, de gênero e exercitar seus potenciais artísticos.
Exibido em mais de 15 países, o filme ganhou o prêmio de Melhor Montagem e uma Menção Honrosa no Prêmio Felix no Festival do Rio 2024.