Depois de Moscou, Veneza e Senegal, o Rio de Janeiro, mais precisamente o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, hoje batizado como Parque Glória Maria, recebe a exposição "In Limbo", da artista russa Katerina Kovaleva. Reconhecida artista de Moscou, com mais de 80 exposições, ela é autora de projetos de arte e pesquisa dedicados especificamente à conexão entre história e personalidade.
Algumas obras da exposição Limbo já existiam e foram trazidas para esta exposição no Rio: uma obra feita com tecido de paraquedas medindo nove metros, inspirada no afresco de Giovanni Battista Tiepolo (onde os quatro continentes se unem), bem como parte da instalação “The Abduction of Europe”, um vestido de noiva com seis metros de comprimento.
O próprio Parque das Ruínas, e sua antiga moradora, Laurinda Lobo, também inspiraram a artista. Uma instalação confeccionada com tecido de paraquedas se inspirou na tradicional vestimenta das baianas, bem como a pintura em homenagem ao padroeiro da cidade, São Sebastião.
A artista Katerina Kovaleva reflete, ainda, sobre como a arte russa tem se levantado contra a atual situação da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Confira a entrevista no player acima.
SERVIÇO
Visitação: dia 14 de março até 31 de maio de 2025 / Local: Parque Glória Maria / Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa / Classificação livre