A comunidade da Rocinha, localizada na zona sul carioca, realiza nesta semana o 1° Cine Favela Festival: a favela e os 450 anos do Rio de Janeiro, que vai mostrar produções audiovisuais com um olhar voltado para a favela, a partir da percepção de seus moradores. O produtor executivo do evento, Augusto Pereira, falou com o Arte Clube sobre o surgimento do festival, a partir de experiências da TV Tagarela (TV comunitária da Rocinha), e a importância de dar destaque a filmes com a visão de quem vive a realidade das favelas.
Além dos filmes, o festival vai trazer atividades paralelas, como o fórum "Audiovisual e Favela", que promoverá debates entre produtores e público; oficinas com "Experimentação de Audiovisual" e atividades com câmera aberta. Haverá, ainda a mesa de debate “Acesso à cultura na favela: como, quando, onde e para quem?”, com participações de cineastas, professores de comunicação e lideranças comunitárias, debatendo a inclusão da favela em produções cinematográficas.
O Cine Favela Festival acontece entre os dias 10 e 19 de junho, na Praça Ailton Rosa , na Rocinha. Acompanhe a conversa completa no player acima.
O programa Arte Clube vai ao ar, de segunda a sexta, às 18h05m, pela Rádio MEC AM Rio.