Confira as regras aprovadas pela International Board (órgão que regulamenta as regras do futebol mundial), que serão implementadas a partir de 1º de junho deste ano:
1- SUBSTITUIÇÃO: O jogador não precisará mais sair de campo pelo centro quando for substituído, ele será obrigado a sair pela linha mais próxima que ele estiver, seja na lateral, linha de fundo etc.
2- CARTÕES PARA A COMISSÃO TÉCNICA: O técnico agora poderá ser advertido com cartão amarelo e cartão vermelho. Poderá acumular cartões e ficar suspenso nos próximos jogos. Além do técnico, o preparador físico, o médico, o auxiliar técnico e a comissão técnica inteira poderão ser advertidas com cartões.
3- JUIZ E BOLA AO CHÃO: Com essa nova regra, independente de onde a bola estiver, se ela bater no juiz, o jogo vai parar e será dado bola ao chão. Aí o jogo recomeça.
4- TIRO DE META: Os zagueiros não serão mais obrigados a sair da área no tiro de meta, eles poderão entrar na área e o goleiro poderá sair jogando com eles normalmente.
5- GOLEIROS NAS COBRANÇAS DE PÊNALTIS: Na regra atual, os goleiros são obrigados a ficar com os dois pés na linha. Com a nova regra, eles poderão ficar com um pé dentro da linha e outro fora da linha pra pegar impulso.
6- BARREIRA NAS COBRANÇAS DE FALTA: Com essa nova regra, o time que vai cobrar a falta, não pode mais colocar jogadores na barreira adversária para atrapalhar a visão do goleiro. Eles serão obrigados a ficar um metro de distância da barreira adversária. O time que sofre a falta poderá formar a barreira normalmente sem jogadores adversários atrapalhando o goleiro.
7- BOLA NA MÃO, MÃO NA BOLA: Essa com certeza é a que gera mais polêmica. A partir de 1° de junho acabou o critério de bola na mão ou mão na bola. Essa situação será unificada, ou seja, bateu na mão fora da área é falta, e dentro da área é pênalti.
Ouça no player abaixo:
Ainda serão avaliadas outras regras:
1- VAR: A international Board vai avaliar mais atuações do VAR durante o jogo.
2- PÊNALTIS DURANTE O JOGO: A international Board avaliará se manterá rebotes nas cobranças de pênaltis durante a partida, ou seja, se o goleiro pegar, se a bola for na trave ou para fora, não há mais rebote. E também não terá escanteio caso o goleiro defenda a cobrança e a bola vá para fora. O jogo vai parar e recomeçar caso o cobrador perca o pênalti.