Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reprodução humana: mulheres estressadas têm maior risco de infertilidade

Especialista em Reprodução Humana diz que fertilização artificial é

O Bate-papo Ponto Com desta terça-feira (3) recebeu nos estúdios da MEC AM o especialista em Reprodução Humana, o obstetra e ginecologista Rodolfo Salvato. Ele reafirmou os dados de uma pesquisa europeia que aponta, através de exames da saliva, que mulheres com níveis de estresse elevado têm 29% menos chance de engravidar. “Os consultórios dos especialistas em reprodução estão cada vez mais cheios, justamente por conta da rotina das mulheres e homens que acabam sendo afetados diretamente pelo meio no sucesso da fertilização natural”, afirmou o médico ginecologista. O estudante de História, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcus Vinícius de Oliveira, participou como entrevistador convidado. Entre as colocações feitas por ele entrou a responsabilidade do homem na gravidez. O médico confidenciou que o assunto é polêmico na hora da consulta: "entra a relação do sentimento de culpa de ambos os lados e o médico acaba sendo um conciliador".

 

Outro tema abordado foi a doação de óvulos. O dr. Rodolfo informou que no Brasil existe uma resolução do Conselho de Medicina que limita o tratamento das mulheres para fertilização após os 50 anos. “Dificilmente uma mulher consegue engravidar, naturalmente, após uma certa idade. Neste caso há o recurso do óvulo-doação. E no país existe uma lei que determina que esse óvulo seja de uma doadora de, no máximo, 35 anos”.

 

Essa e outras informações do programa Bate-papo Ponto Com, clique no player acima


O Bate-papo Ponto Com é transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 11h05, pela rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça o programa ao vivo, aqui no link das rádios EBC. Curta também a página da emissora pelo Facebook.



Doenças mitocondriais podem ser evitadas através de reprodução assistida

Conheça as principais doenças que levam à infertilidade

Endometriose é a principal causa de infertilidade entre as mulheres

Criado em 03/03/2015 - 17:47 e atualizado em 03/03/2015 - 17:27