Neste dia 1º de fevereiro, Tabatinga comemora 35 anos de emancipação. Lugar de oportunidades, de encontro de várias culturas, cidade ligada pela tríplice fronteira - Brasil, Colômbia e Peru - além das comunidades indígenas. Tabatinga é terra de quem nasceu e de quem escolheu a cidade para viver ou trabalhar!
Apesar de sua pouca idade, a localização torna Tabatinga a cidade polo da região do Alto Solimões, que é carinhosamente chamada por seus moradores de “Princesinha do Alto Solimões”.
Tabatinga abriga várias culturas e a integração cultural facilmente se percebe no simples caminhar pela cidade, nos restaurantes que misturam a culinária da fronteira, no jeito acolhedor com que a população recebe seus visitantes e abre espaço para quem chega em busca de um bom lugar para viver e trabalhar!
O empresário Alexandre Pinheiro é natural de Maringá, no Paraná, e chegou em Tabatinga há 20 anos. Ele fala que escolheu a cidade para viver e a adotou como sua terra.
"Essa cidade para nossa família e para quem vem com boas intenções de viver e trabalhar, é um lugar de muitas oportunidade. A gente sente muito orgulho de hoje morar aqui".
Quem é da terra, nascido em Tabatinga, fala com emoção da cidade e não deixa de sonhar em melhorias das políticas públicas para o desenvolvimento, como falou o cantor e compositor Jerri Alves.
"Dizer que eu amo essa cidade, a cidade dos meus pais, a cidade que eu nasci, onde conheci minha esposa e nasceram meus filhos. Eu sonho com uma Tabatinga melhor, onde nós possamos ter mais segurança, mais escolas para os nossos filhos, uma cidade que a gente possa sair e caminhar pela cidade com a família sem ter problema nenhum."
Tabatinga, está localizada no meio da maior floresta tropical do planeta, na Amazônia, à margem esquerda do Rio Solimões, no estado do Amazonas. Possui uma área de 3.239 km² e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, a população era de 59 mil 684 habitantes.
Ouça o programa no player.