Ao participar do quadro “Você Sabia?” do programa Boa Noite Solimões da Rádio Nacional do Alto Solimões, o agricultor de Tabatinga, Barnabé Ribeiro, falou sobre o processo de produção da farinha e sobre as dificuldades que os produtores enfrentam para escoar a produção devido as condições precárias das estradas do INCRA na região.
Barnabé disse que para produzir a farinha da Amazônia, primeiro é preciso descascar a mandioca e cortá-la em pedaços e colocá-los em recipientes cheios d’água, como baldes fundos para que as raízes fiquem submersas, facilitando o amolecimento. É recomendado que fiquem por três dias dentro da água.
Com as raízes amolecidas, é necessário pôr em um local para serem amassadas. Depois desse processo, o produto é peneirado e colocado dentro de bolsas de tecido - pode ser também em sacos plásticos - para secar no sol por dois dias.
Após escorrer, a puba deve ser espalhada em uma mesa para terminar a secagem. Depois de algumas horas, ela está no ponto para ser usada na produção de bolos,mingau, entre outros.
Ouça no player abaixo:
O Boa Noite Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.