O Festival da Confraternidade Amazônica realizado anualmente em Letícia, na Colômbia, teve inicio neste domingo (15), com a abertura oficial do evento e a noite indígena. O evento acontece na concha Acústica, parque Francisco de Orelhana, a partir das 19h.
Como manda a tradição, na noite de abertura houve a execução dos hinos dos três países que formam a tríplice fronteira: Brasil, Colômbia e Peru. A apresentação cultural ficou por conta das etnias indígenas da região do Alto Solimões. Ainda durante a noite, foram apresentados os jurados que irão avaliar as candidatas a miss confraternidade 2018.
O Festival da Confraternidade Amazônica busca promover a integração cultural, esportiva e econômica na região de fronteira, trazendo a relação do homem com o meio ambiente.
As apresentações dos países começam no dia 16 de julho, com a noite do Brasil. Já no dia 17 é a vez do Peru e no dia 18, a noite é da anfitriã do evento, a Colômbia.
Além das atividades culturais e esportivas também terão exposição de artesanato e venda de comidas típicas.
Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).