O professor Lisandro Barbosa, juntamente com os bolsistas de iniciação cientifica e os voluntários do projeto Jovem Cientista, falaram do projeto Filosofia Interfaces Culturais: Diálogos Interculturais entre Escolas Indígenas e Não Indígenas no município de Tabatinga.
Confira no player acima.
Lisandro explicou que a iniciativa surgiu a partir de outro projeto, o Filosofia em tempo de pandemia: desafio da educação à distância. Com o retorno das aulas presenciais, serão realizadas oficinas e palestras, e futuramente o material será registrado em um livro.
O aluno peruano Diego Alonso contou que aprendeu muito no projeto anterior e agora participa como bolsista. Ele ressaltou que o Brasil tem uma ampla cultura e que tanto a cultura indígena como a peruana são importantes.
A aluna Lara falou que o projeto é rico em diálogos. Ela faz parte da etnia indígena marubo e também considera essa troca de culturas muito importante.
O estudante da etnia indígena ticuna Kelven também comentou sobre o projeto. Ele disse que essa filosofia traz o conhecimento do novo e que será uma luz no fim do túnel.
Para finalizar, o professor informou que nove alunos participam do projeto, sendo que três foram contemplados com bolsa de pesquisa doada pela FAPEAM e outros seis são voluntários. Lisandro aponta que esse trabalho no universo indígena será muito importante para o futuro deles, tanto na universidade como no trabalho.
O Boa Noite Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na Nacional Alto Solimões.