Cai a idade média dos produtores e as mulheres ganham cada vez mais espaço na gestão do agronegócio. Os dados são da 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA, que entrevistou quase 3 mil agricultores de 15 estados.
Segundo o diretor da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) e coordenador da pesquisa, Ricardo Nicodemos, os jovens têm tido também maior participação no campo.
De acordo com a pesquisa, a idade média dos produtores rurais é de 46,5 anos - 3,1% menos do que identificado no estudo anterior, realizado em 2013. Sendo 21% deles com curso superior, especialmente em Agronomia (42%) e Veterinária (9%). A importância da mulher na gestão da atividade rural saltou também de 10% para 31%. A pesquisa destaca ainda o veículo rádio, como o segundo meio de comunicação de acesso ao produtor. Em terceiro lugar, está a internet.
Saiba mais sobre a pesquisa, no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar às 5h, de segunda a sexta-feira na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília e na Rádio Nacional da Amazônia; e às 5h na Rádio Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Marcelo Ferreira.