Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ibama alerta produtores para evitar queimadas

Ouça entrevista com o chefe do PrevFogo, Gabriel Constantino Zacarias

Brasil Rural

No AR em 06/09/2017 - 13:58

O Brasil Rural desta quarta-feira (6) traz dicas para evitar as queimadas nesta época do ano. Brasília, em particular, tem sofrido muito com a seca e com focos de incêndio. Para falar sobre o tema, o programa conversou com o chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) do  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gabriel Constantino Zacarias

Incêndio no Parque Nacional de Brasília

Utilizada pelos agricultores para limpeza e preparo do solo antes do plantio, a queimada pode causar danos bem maiores que as vantagens buscadas pelos produtores rurais. Além de eliminar nutrientes essenciais às plantas, as queimadas trazem uma série de prejuízos à biodiversidade, à dinâmica dos ecossistemas e à qualidade do ar.

No site da Embrapa é possível conferir os detalhes de cada uma dessas formas de plantio sem utilização do fogo. Para denúncias, a linha verde do Ibama é o 0800-61-8080.

Saiba como prevenir os incêndios e usar corretamente o fogo pela agricultura no player:


 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pela rádio Nacional AM Brasília , na rádio Nacional do Alto Solimões, sábado, ás 5 h e às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 06/09/2017 - 14:19

Mais do programa