O Brasil Rural desta segunda-feira (4) analisa a logística do transporte de nossa produção agrícola. Sabemos que o custo ainda é alto e as ferrovias são insuficientes.
Para falar especificamente sobre o escoamento da soja brasileira, conversamos com o pesquisador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (Cilip) do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), João Ferreira Netto.
Na entrevista, ele aponta que o modal fevorriário e hidroviário apresentam um custo muito menor. E informa ainda sobre as vantagens do corredor verde para a soja.
Segundo pesquisa da Poli-USP, um corredor verde da região de Sorriso (MT) ao Porto de Santos (SP) poderia diminuir em 55,5% as emissões de gás carbônico e em 84,8% as de óxido de nitrogênio. O trabalho é resultado de uma parceria com pesquisadores da Suécia, que já estudam os corredores verdes na Europa.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Alto Solimões e sábado, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.