Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo sobre hortaliças destaca importância econômica da cadeia produtiva

Levantamento inédito feito pela CNA busca fomentar políticas públicas para o setor

Brasil Rural

No AR em 14/12/2017 - 12:47

O Brasil Rural de hoje vai falar de um estudo inédito da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre 13 hortaliças de importância econômica. O livro 'Mapeamento e Quantificação da Cadeia Produtiva das Hortaliças' tem parceria da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) e busca fomentar políticas públicas para o setor. 

Sobre o mapeamento, o programa conversou com o Eduardo Brandão, assessor da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA. Ele destaca que a disponibilidade de dados que evidenciem a importância do setor para o agronegócio é uma demanda antiga dos produtores. "A primeira questão que levantamos foi a da segurança alimentar, já que o alimento vai direto para a mesa do consumidor. Outra parte importante do estudo foi a alta empregabilidade do setor", pontua. 

Hortaliças

"A gente tem mais de 100 espécies catalogadas hoje que podem ser cultivadas e consumidas", afirma. Algumas, explica, são simplesmente nichos como ervas medicinais e culturas que até então não tem uma tradição fixa de alimentação.

"Aí lá no interior você vê esse consumo que acaba se espalhando. Um exemplo disso é o maxixe. As 13 culturas do estudo representam cerca de 60% da circulação financeira do setor. Para 2018 e 2019 pretendemos um novo estudo com o resto da cadeia", complementa Brandão sobre o estudo. 

Ouça a entrevista completa no player abaixo. 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 14/12/2017 - 13:29

Mais do programa