Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto realizado em Palmas distribui adubo orgânico para produtores

Material que seria descartado após serviço de poda e galhadas é utilizado em hortas urbanas, parques e praças da cidade

Brasil Rural

No AR em 15/12/2017 - 12:13

O Brasil Rural desta sexta-feira (15) foi até Palmas (TO) falar sobre a distribuição de adubo orgânico para produtores rurais. Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) de Palmas, desde 2013, faz o reaproveitamento do material orgânico que seria descartado após serviços de poda e galhadas no Centro de Compostagem do município.

Além de abastecer os produtores, esse adubo é utilizado nas praças e parques da região, o que permite melhor preparo e manutenção do solo, contribuindo com a preservação das áreas verdes da cidade. Para falar mais sobre o projeto, o programa conversou com o secretário de Desenvolvimento Rural do TO, Roberto Sahium, que explica como o processo funciona. 

Horta comunitária

"Nós atendemos na agricultura urbana 21 hortas comunitárias com 540 famílias beneficiadas. Agora, estamos com uma campanha fiscalizando os ossos que são escarnados do gado e são deixados na beira da estrada. Transforma em farinha de osso, que é rica em cálcio e fósforo. Também estamos pegando as cinzas que são queimadas nas fábricas de tijolos. Com isso, fabricamos mais adubo ôrganico. O Brasil gasta bilhões por ano exportando adubo NTK e nós temos aí fonte, através do lixo, das podas. Quantas cidades não têm esse material que vai para o aterro?", destaca o secretário. 

Interessados no projeto podem saber mais pelo telefone (63) 2111-2629, em horário comercial. 

Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 15/12/2017 - 13:10

Mais do programa