O Brasil Rural de hoje fala sobre a violência contra a mulher no campo. Para debater o tema e as formas de enfrentamento, o seminário “Mulheres Rurais, mulheres com direito a uma vida sem violência” está sendo realizado nesta terça-feira (5), em Florianópolis (SC). O evento acontece durante a XXVII Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf).
Segundo Geise Mascarenhas, representante do Grupo de Trabalho de Gênero da Reaf, além da violência doméstica, a falta de acesso à terra, ao crédito e às políticas públicas para o campo também são uma forma de violência.
"A gente tem mais da metade das mulheres como população do país. Mas hoje, no Brasil, a gente tem menos de 10% das mulheres na política. Então a gente tem uma desigualdade muito grande. Se elas não estão participando dos espaços de tomada de decisão, nem sempre essas decisões são as mais adequadas", pontuou Geise.
Ouça a entrevista completa:
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.