O Brasil Rural de hoje conversou com o pesquisador Luis Augusto Toledo, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre um aplicativo em desenvolvimento que deve fornecer a previsão do tempo e informações pluviométricas voltadas para a agricultura. Semelhante ao SOS Chuva, ele deve trazer informações mais detalhadas ao agricultor.
Na entrevista a José Nery, ele explica mais sobre o SOS Chuva que já está em uso pela população e como vem sendo o trabalho desenvolvido pelo INPE. "Estamos evoluindo também para uma aplicação mais de agricultura com a Escola Superior Luiz de Queiroz, da USP. Com o grupo Agricultura de Precisão para montar um aplicativo dedicado à agricultura. Onde o agricultor vai poder marcar a área da fazenda dele, colocar o tipo de safra e várias informações ligadas à chuva para auxiliar o gerenciamento da cultura que ele está realizando", diz o cientista.
Lançado em outubro do ano passado, o aplicativo SOS Chuva pode ser baixado gratuitamente em smartphones e já conta com mais de 60 mil usuários. Por ele, a população consegue obter informações sobre a incidência de chuva, granizo ou tempestade com precisão de 1 quilômetro e antecedência de 30 minutos a 6 horas.
Acompanhe a entrevista completa no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.
*Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia