O Brasil Rural desta sexta-feira, 16, foi até o interior de São Paulo para falar sobre o futuro da agricultura irrigada. Segundo o engenheiro agrônomo Fernando Braz Tangerino, professor do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a internet pode ser muito útil na busca pela segurança hídrica.
Em entrevista ao programa, Tangerino explica mais sobre o funcionamento da Internet das Coisas aplicada à irrigação. Segundo ele, esta é uma tecnologia barata que compensa, mas ainda subutilizada. "Você usa em casa tudo que tem na sua SmarTV? A mesma coisa é a internet das coisas na agricultura. Apenas 30% dos usuários dessa tecnologia aproveitam ao máximo o que ela pode dar. Mas todas essas ferramentas estão disponíveis e o desafio é tornar isso popular usando a tecnologia de forma adequada", opina o especialista.
Ouça a entrevista completa:
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.