Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as mulheres do café no Brasil

Associação Internacional foi criada por aqui em 2012 para dar visibilidade as mulheres em toda a cadeia produtiva

Brasil Rural

No AR em 15/03/2018 - 12:11

Ainda no mês da mulher, o Brasil Rural desta quinta-feira, 15, entrevista a presidente da Associação Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), Cíntia Matos. Em pauta, o trabalho das mulheres ao longo da cadeia produtiva - desde o grão até a indústria - e mais detalhes do livro "Mulheres dos cafés no Brasil" e do documentário "Mulheres dos cafés", lançados em 2017 e feitos em parceria com a Embrapa Café.  

Segundo Cíntia, a ideia de criar uma publicação sobre as mulheres protagonistas no café surgiu em um evento internacional, quando uma das mentoras do grupo ouviu dizer que não existiam mulheres trabalhando com café no Brasil. No livro, já disponível em e-book e futuramente em versão impressa, aparecem produtoras de várias estados do país, como Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia. São pelo menos 40 autoras em toda a publicação.

Assista o vídeo com depoimentos de mulheres produtoras e meeiras de café:

Na entrevista, Cíntia fala mais sobre o trabalho da IWCA e as cafeicultoras da agricultura familiar:
 

"Estamos fazendo este processo de treinamento da base, desde o terreiro, na colheita até chegar no mercado. Então é mostrar para ela quem são esses consumidores e que tipo de café eles estão querendo. É qualidade? Tem que começar lá na base, na lavoura, na sua fazenda e passar por todos os processos. O ideal é que o café tenha qualidade de porteira fechada, tenha responsabilidade social e tenha valor ecônomico. A qualidade tem que dar resultado no bolso", pontua Cíntia sobre o trabalho da organização.


Ficou interessado? Vem aí a próxima etapa do livro! Acompanhe a entrevista completa:


 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 15/03/2018 - 12:54

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa