Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você conhece a agricultura biossalina?

Água com sal, existente no subsolo, já é usada em vários países assim como no semiárido brasileiro

Brasil Rural

No AR em 19/03/2018 - 12:08

Um dos problemas do semiárido brasileiro, além do baixo índice de chuvas, é a quantidade de água salobra (com sal) nos subterrâneos dos solos. Mas será que dá para usar essa água na agricultura e irrigação de pequenas áreas? Sobre o assunto, conversamos com German Garcia, zootecnista e pesquisador da Embrapa Semiárido

Sobre esta alternativa, ele fala sobre o trabalho da Embrapa com a agricultura biossalina.

Irrigação

"Essa agricultura biossalina é da década de 50. A gente entende que essa água salina pode gerar vida, gerar produção e alternativas de alimento para o produtor. Claro que a gente precisa orientar o produtor para usar essa água. Por quê? Porque essas águas infiltram e elevam a salinidade da água. Por isso, é necessário que se tenha critério. Fazer a agricultura apenas em períodos sazonais, ou seja, no período seco", esclarece Garcia, que enumera ainda os animais que toleram mais sal, como: os caprinos, ovinos e bovinos. 

Na entrevista, Garcia cita ainda os testes da Embrapa com plantas já conhecidas e cultivadas por muitos agricultores sertanejos, como a gliricídia e a palma forrageira. Segundo o pesquisador, no mundo inteiro se faz o uso dessa água. Há até um centro internacional de Agricultura Biossalina, em Dubai, nos Emirados Árabes. Já que a disponibilidade de água doce naquele país é muito pequena e ele precisa contar muito com a água dos diferentes mares que existem por lá. 

Quer saber mais? Acompanhe a entrevista completa no player abaixo.

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 19/03/2018 - 12:55

Mais do programa