Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil Rural responde dúvida de ouvinte sobre plantio correto da mandioca

Conhecida em algumas regiões como macaxeira ou aipim, a cultura tem nível tóxico que pode prejudicar os animais

Brasil Rural

No AR em 04/04/2018 - 12:04

O Brasil Rural desta quarta-feira (4) responde a uma dúvida do ouvinte Almir Santos, de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Ele pergunta ao programa qual a forma correta de plantio do aipim. Segundo o ouvinte, muitos dos pés plantados em seu sítio não dão raízes,. E acrescenta: "É preciso molhar muito?".

Para explicar sobre o cultivo, Marcelo Ferreira conversou com o engenheiro agrônomo e analista do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Helton Fleck. Na entrevista, o engenheiro afirma que a diferença entre os tipos de mandioca é a quantidade de acído cianítrico, substância tóxica que pode afetar os animais de sangue quente e também o ser humano.

Mandioca

O agrônomo destaca também que para grandes avanços na produtividade da mandioca é necessário atacar quatro pontos básicos, chamados de trio da produtividade: a quantidade de plantas, a distância entre os pés, o controle das ervas e o cuidado para o plantio de um material propagativo.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Criado em 04/04/2018 - 12:24

Mais do programa