Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agrotóxicos: Pacote do Veneno pode ser votado ainda esta semana na Câmara

Em entrevista ao Brasil Rural, integrante da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida fala sobre os pontos polêmicos da discussão

Brasil Rural

No AR em 08/05/2018 - 12:52

O Brasil Rural desta terça-feira (8) debate a votação do Pacote do Veneno - PL 6299/2002, previsto para ocorrer esta semana na Câmara dos Deputados. O relator do projeto é o deputado Luiz Nishimori (PR/PR), que é favorável aos agrotóxicos. Do outro lado da questão está a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e outras organizações.

O programa conversou com Carla Bueno, ativista da Campanha.

Confira no player abaixo a entrevista completa. 

 

Carla falou sobre a luta encabeçada pela Campanha.

 

"A campanha é bastante ampla e tem diversas fontes de atuação. Falamos em como os agrotóxicos impactam a vida das pessoas, como ocorreu recentemente em Pau D'Arco. A gente monitora, então, essas violações que acontecem diariamente nos territórios e acompanhamos também a legislação. Nós temos na Campanha desde cientistas que falam da saúde em relação aos agrotóxicos a ativistas", aponta ela. 

 

Entre os pontos da proposta está a alteração do termo agrotóxico para “defensivo fitossanitário” o que retiraria a carga negativa junto à sociedade e à opinião pública. E a exclusão dos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente do processo de regulação e controle do uso de agrotóxicos. Atualmente, é necessário ter o parecer desses dois ministérios e mais o do Ministério da Agricultura (Mapa). Na proposta, somente o Mapa ficaria responsável pelo registro.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 08/05/2018 - 13:15

Mais do programa