O programa Brasil Rural desta segunda-feira (04) conversa com o diretor executivo da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha, Diogo Esperante, que fala sobre o mercado e a produção da borracha natural no País.
O Brasil é o maior produtor de borracha natural da América Latina e começou a produzir na época do extrativismo. Depois foi estabelecido o cultivo de seringueira, que foi trazido da Ásia para o Planalto Paulista. A Indonésia é o maior produtor do mundo.
De acordo com o especialista, o cultivo da seringueira é um investimento ao longo prazo, pois são cerca de 30 a 35 anos para uma árvore de alto rendimento. Segundo ele, “o cultivo da borracha é uma cultura de gerações. É sempre uma geração plantando para a próxima”.
O diretor executivo explica ainda sobre as diferenças das borrachas sintética e natural e ressalta que, no Brasil, a produção da borracha natural é um mercado promissor. A seringueira é a árvore mais viável para a produção da borracha natural e o pneu é o principal produto extraído desta matéria prima.
Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.