Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Infectologista alerta para o perigo da febre transmitida pelo carrapato-estrela

Presente em animais como a capivara, febre maculosa preocupa as autoridades e pode levar à morte

Brasil Rural

No AR em 12/07/2018 - 09:42

O assunto de hoje (12) é a chamada febre maculosa, doença grave, transmitida pelo carrapato-estrela. Sobre esse tema, o Brasil Rural conversa com a infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia - SBI, Tânia Chaves.

A febre maculosa é uma doença infecciosa que preocupa as autoridades. De acordo com a especialista, o mal causa febre aguda, de início abrupto e pode levar à morte. A patologia é causada por uma bactéria chamada Rickettsia Rickettsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela e disseminada pela capivara.

“ Clinicamente ela se caracteriza por uma febre muito alta, importante dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, conhecida também como dor de barriga. Uma prostação, uma fadiga que impressiona porque o sujeito fica incapacitado para o exercício das suas atividades habituais. Um outro dado importante da doença é a apresentação de manchas avermelhadas pelo corpo, que geralmente ocorre entre o 2º e o 5º dia após a febre", esclarece a infectologista.

 

A consultora da SBI ressalta que a doença pode tomar uma proporção de gravidade tão elevada, que a taxa de mortalidade pode chegar a 50%, devido às manifestações hemorrágicas, que causam as manchas avermelhadas, que podem se concentrar nas mãos e nos pés.

carrapato estrela

Adelcio Barbosa/Prefeitura de Contagem

Esses carrapatos que transmitem a doença são encontrados em várias regiões do país, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal e parte da Bahia. Em todas essas regiões foram registrados casos da febre maculosa.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:


O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 12/07/2018 - 09:57

Mais do programa