Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa aponta cama de frango como opção de adubo de pasto

Cama de frango é composta pelos resíduos do animal, como fezes, urinas, casca de ovo e até mesmo restos de aves mortas

Brasil Rural

No AR em 24/10/2018 - 04:00

O Brasil Rural desta quarta-feira (24) fala sobre um estudo que constata a eficiência da cama de frango como adubo. Nessa temática, Marcelo Ferreira entrevistou Marco Aurélio Factori, professor do curso de Zootecnia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que orientou a pesquisa. Ele também é coordenador do Grupo de Pesquisa em Produção Animal (GPPA) da universidade.

Ouça a entrevista no player abaixo:


 

A cama de frango é composta pelos resíduos do animal, como fezes, urinas, casca de ovo e até mesmo restos de aves mortas. Antigamente era usada na alimentação, por ser rica em nitrogênio. No entanto, foi proibida, pois poderia causar nos animais o "Mal da Vaca Louca".

A adubação de pastagens com a cama de frango é permitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde que tenha um descanso de 30 a 40 dias do pasto, para o animal não ter acesso.

Marco Aurélio explicou que a cama de frango é jogada na pastagem em até 20 toneladas de uma vez só por hectare no início do verão, uma quantidade suficiente para o pasto sem causar problema ao animal.

 

"A pastagem adubada com a cama de frango tem a mesma produtividade do que um pasto adubado com ureia", afirmou.

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia

Criado em 24/10/2018 - 07:57

Mais do programa