O assunto do Brasil Rural desta quinta-feira (29), é sobre o treinamento e formação para técnicos e auditores. Oferecido pela Embrapa, o curso é voltado para produção de flores e plantas ornamentais. Sobre o tema, o programa conversa com o pesquisador José Luiz Mosca, coordenador do Produção Integrada de Flores e Plantas Ornamentais da Embrapa Agroindústria Tropical.
Segundo o pesquisador o curso é de formação de técnicos e auditores que irão trabalhar auxiliando os produtores, para que estes obtenham o certificado do selo de qualidade de sua propriedade.
Os técnicos orientam os produtores com informações relevantes para a produção, como usar corretamente os defensivos agrícolas, como fazer a aplicação, toda parte de legislação no uso da água, etc. O treinamento oferecido pela Embrapa abrange desde o plantio de flores de corte, até palmeiras e grandes árvores.
“Quando a gente fala de plantas ornamentais, vamos estar trabalhando com a propriedade como um todo porque a característica da propriedade de plantas ornamentais não é de produzir um único produto, mas três a quatro produtos. Com isso, a gente trabalha a propriedade, a região como um todo, com a água que entra e que sai, essa água que foi aplicada em defensivo agrícola, se ela vai para o solo ou se ela é recolhida. Então, você trabalha o entorno todo da propriedade”, esclarece o pesquisador.
O curso ocorrerá de 3 a 7 de dezembro, na Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, SP. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet www.cnpma.embrapa.br/eventos/pimo/morango.html
Ouça a entrevista no player abaixo:
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.