O assunto de hoje (20) no Brasil Rural é a saúde de quem trabalha durante muito tempo sentado, que é o caso dos caminhoneiros. O médico ortopedista e traumatologista Rodrigo Sousa Lima, do Instituto Hospital de Base de Brasília fala do assunto.
Ouça a entrevista no player abaixo:
É comum que os caminhoneiros desenvolvam algumas doenças, principalmente pelo fato de ficar muito tempo sentados. Rodrigo afirmou que quando uma pessoa senta, 80% de todo o peso é suportado pela coluna. Se ficar muito tempo nessa posição, há uma sobrecarga mecânica no nível de baixo (coluna lombar).
Segundo ele, a musculatura precisa ser exercitada frequentemente, para aguentar a rotina diária. Uma musculatura fraca sobrecarrega as articulações e o disco intervertebral. A consequência disso é o desenvolvimento da hérnia de disco, uma patologia da coluna causada por esses desgastes.
“A coluna é o maior complexo do corpo humano”, afirmou.
O médico reforça a importância no tratamento da coluna antes de começarem as dores e afirma que as pessoas só tomam consciência da situação após o início delas.
Ele recomenda exercícios simples, como os de contração, caminhadas e alongamentos para trabalhar a musculatura e ajudar a tonificar os músculos.
O ortopedista acrescentou que a postura é muito importante.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.