Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conjunto de práticas possibilita reduzir em 50% os gastos com agrotóxico

O Manejo Integrado de Pragas pode até aumentar os níveis de produtividade

Brasil Rural

No AR em 22/04/2019 - 06:12

O Brasil Rural desta segunda-feira (22) entrevistou Samuel Roggia, pesquisador da Embrapa Soja em Londrina - PR, para falar do Manejo Integrado de Pragas - MIP na cultura da soja, que pode reduzir a aplicação de defensivos agrícolas.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

O pesquisador explica que é um trabalho feito há um tempo e que tem demostrado ser possivel produzir soja com metade do uso de inseticidas, reduzindo as aplicações e diminuindo os custos. 

Ele comenta que o clima do Brasil implica uma incidêniccia maior de pragas, mas há uma margem para redução e um uso mais racional de agrotóxicos.

Manejo Integrado de Pragas

 

No manejo convencional, são feitas cinco aplicações por safra com custo R$ 302 por hectare e, no manejo integrado, aplica-se metade por R$ 144,57. Em relação a produtividade no manejo convencional, são produzidas 48,67 sacas contra  50,07 no MIP. 

Esse sistema necessita de assistência técnica e  de treinamento oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 22/04/2019 - 07:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa