O Brasil Rural desta quarta-feira (15) conversou com Felipe Toledo, professor do Instituto de Biologia da Unicamp. O professor abordou um estudo científico que identificou a origem do fungo letal de anfíbios. Segundo estimativas, o fungo teria sido a causa de extinção de 200 espécies, sendo 15 brasileiras.
Ouça no player abaixo:
De acordo com ele, os estudos, que envolveram várias instituições do mundo, sendo a Unicamp a única representante do Brasil, apontaram a Ásia como país de origem do fungo Batrachochytrium dendrobatidis (Bd). Ele teria se espalhado para o mundo a partir da comercialização internacional da carne de rãs.
Os anfíbios são muito sensíveis. Absorvem facilmente poluição, radiação e contaminação pela pele. Segundo o professor, os anfíbios estão diminuindo, tanto em número quanto em espécies.
Na agricultura, eles comem as pragas, diminuindo o uso de agrotóxico.
"Quando a gente diminui os anfíbios, a gente vai ter um problema também de saúde pública, [problema] na agricultura e isso aí vai ficar também um problema econômico", destacou.
Para evitar a proliferação, ele sugere o controle de produção de rãs, para saber se há infecção.
Ainda estão sendo coletadas informações a respeito desse patógeno, mas a transmissão da doença é feita pela água ou contato direto entre os animais.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.