O tema de hoje no Brasil Rural é a equoterapia, utilização do cavalo na reabilitação e educação de pessoas. Na última segunda-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que regulamenta a prática. O programa conversou com Latife Nemetala Gomes, psicóloga e mediadora na Equoterapia.
Ouça no player abaixo:
Ela explicou que a equoterapia é um método de reabilitação, que utiliza o cavalo numa abordagem multidisciplinar, visando o desenvolvimento e qualidade de vida de pessoas com deficiência.
A Equoterapia atendem autistas, pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral, Alzheimer e depressão.
Segundo a pscóloga, o cavalo é adestrado para a função. Ele é parte da equipe e, por isso, é necessário um alinhamento entre as ações de todos.
"Como ele é nosso colega de trabalho, ele tem que ser, também, preparado para aceitar o trabalho em equipe", afirmou.
Latife afirma que, com a equoterapia, as pessoas se tornam mais empoderadas. Elas resgatam a auto-confiança em executar tarefas simples, equilíbrio físico e emocional para com o tempo, adquirir interação e independência.
A equoterapia vem, cada dia mais, se mostrando capaz de reabilitar essas pessoas com deficiência", destacou.
A equoterapia está no Brasil há 30 anos.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.