O Brasil Rural desta quinta-feira (1º) conversou com Ana Lúcia Borges, pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura que falou sobre a produção de maracujá no sistema orgânico. De acordo com ela, o principal desafio desta produção é o controle das pragas, já que nenhuma variedade dos maracujás avaliados é resistente.
"Existem várias práticas que nós temos que realizar para conseguir conviver com essas doenças que ocorrem nas plantas", disse.
Uma das práticas em estudo pela Embrapa é a enxertia. Nela, o maracujá azedo, que é a parte aérea e produtiva é enxertada em outra planta que fica em contato com o solo e é resistente ao fungo. Outras práticas são o manejo integrado e a adubação verde para aumentar o material orgânico no solo.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Ana Lúcia explicou que como resultado das pesquisas realizadas desde 2011, a empresa recomenda duas variedades que se desenvolvem bem no sistema orgâncio, apesar de não serem resistentes.
A pesquisa está disponível no site da Embrapa.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.