Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Farinha de milho branco é alternativa para a panificação sem glúten

Nova variedade apresenta menor granulometria se comparada à farinha obtida de variedades tradicionais de milho

Brasil Rural

No AR em 05/09/2019 - 07:26

O Brasil Rural desta quinta-feira (05) entrevistou Éberson Eicholz, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, sobre uma cultivar de milho branco que é mais uma alternativa ao trigo na produção de farinha. Seguno ele, o milho BRS 15 Farináceo Branco apresenta uma farinha de menor granulometria se comparada à farinha obtida de variedades tradicionais de milho.   

"É mais apropriado para misturar em  pães e em bolos. Ele não fica  tão farelento que nem o pão de milho, ele fica numa consistência mais firme", disse.

 

A variedade surgiu a partir de um melhoramento interno na Embrapa e tem sido trabalhada como alternativa para a panificação sem glúten. 

"Possibilita pro agricultor familiar produzir e ter um mercado para a indústria com um valor agregado na farinha, pela sua granulometria, para atender alguns ninchos de mercado", pontuou.

 

Além de ser livre de glúten, a farinha do milho branco é enriquecida com minerais e apresenta 9% de proteínas.

 

Ouça a entrevista pelo player abaixo:

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  glúten

Criado em 05/09/2019 - 08:40

Mais do programa