Pesquisa descobre molécula que interrompe ciclo de vida do parasita da malária

Segundo o pesquisador Rafael Couñago, são registradas 500 mil mortes por ano no mundo pela doença

Brasil Rural

No AR em 09/09/2019 - 05:00

O Brasil Rural desta segunda-feira (9) entrevistou Rafael Couñago, coordenador científico do Centro de Química Medicinal - CQMED da Unicamp, sobre um estudo que identificou uma molécula que interrompe ciclo de vida do parasita da malária.

Segundo ele, a malária ainda mata muita gente no Brasil e no mundo.

"São 500 mil mortes por ano em decorrência da malária. Então, se você colocar isso em uma medida que faça mais sentido, é uma pessoa por minuto, sendo que 65% dessas mortes são de crianças menores de 5 anos",  destaca.

A doença ocorre principalmene nas regiões tropicais do planeta, como os continentes africano e asiático, além da America Latina.

A pesquisa desenvolvida atua diretamente no plasmodium - o parasita unicelular protozoário causador da malária -, evitando sua multiplicação. A molécula descoberta foi denominada TCMDC-135051, e é capaz de inibir seletivamente uma proteína essencial para o ciclo de vida do plasmodium.

Ouça o player abaixo:

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  malária