A febre aftosa é uma doença que atinge animais de cascos fendidos. Ainda que não acometa os humanos, a doença representa uma grande preocupação, já que pode causar prejuízos.
O último caso da febre no Brasil foi em 2006 no Paraná, mas só em 2018 a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), concedeu a certificação de país livre da doença com vacinação.
O gerente-executivo do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina, Jorge de Lima, em entrevista ao programa Brasil Rural, explicou que desde a conquista do status de livre da doença sem vacinação até os dias de hoje, o trabalho é intenso para manter a doença erradicada.
Ouça o player abaixo:
Ele comentou que, a partir do momento que a vacina é retirada, não é possível ter trânsito de fora para dentro ou de outro estado que ainda possui a vacinação.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.