Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Universidade no Mato Grosso desenvolve drone para semear florestas

Ideia é usar o drone na recuperação de matas nativas

Brasil Rural

No AR em 28/02/2020 - 09:02

Já se sabe que aves e morcegos são excelentes dispersores de sementes, agora esse time ganha um reforço que também vai atuar pelo ar. A Universidade Federal de Rondonópolis, no sudeste de Mato Grosso, acaba de desenvolver o protótipo de um drone que vai ajudar a espalhar sementes de espécies nativas em áreas em que é preciso fazer a recuperação da vegetação nativa, como Áreas de Preservação PermanentesAPP’s e reservas legais.

O professor Normandes Matos da Silva, que coordenou o projeto Dronecoria da Universidade, em entrevista ao programa Brasil Rural, disse que além de ajudar no reflorestamento, o equipamento pode também desempenhar outras atividades.

Ouça a entrevista e saiba mais sobre o projeto:


“Esse drone é um equipamento multifuncional que pode se prestar para a dispersão de sementes com enfoque na recuperação de áreas protegidas pela legislação ambiental, mas também podemos utilizar esse mesmo equipamento para a recuperação de pastagens, para replantio de gramíneas usadas na pecuária extensiva”, explicou.

 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  reflorestamento

Criado em 28/02/2020 - 10:07

Mais do programa