Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadora fala sobre método que monitora frequência respiratória do gado bovino

Embrapa lidera pesquisa utilizando os sons emitidos (bioacústica) para avaliar o conforto térmico dos bovinos

Brasil Rural

No AR em 21/12/2020 - 12:21

O Brasil Rural conversou com a pesquisadora da Embrapa Rondônia Ana Karina Salman sobre uma pesquisa inédita que busca o conforto térmico para o animal.

O estudo mostra que foi utilizado gravadores digitais fixados ao cabresto para monitorar a respiração e o comportamento dos bovinos no pasto.

Segundo a pesquisadora, a temperatura do ambiente que é confortável para os bovinos pode variar de 26 a 32 graus. Ela varia de acordo com as raças e com as categorias dentro de um mesmo rebanho. Algumas são mais sensíveis.

Ana Karina explica sobre a importância de observar as diferenças do efeito da temperatura do ambiente sobre o estresse térmico nos animais. Uma fêmea que está amamentando (na fase de lactação) é mais sensível às mudanças de temperatura que uma novilha que não está, por exemplo

Ela fala também de um estudo feito sobre a importância do plantio de árvores nas pastagens, com espécies que fornecem sombra para os animais. Além de trazer conforto para os bovinos, não impede que o capim cresça e forneça frutos com índice proteico para os animais.

Ouça a entrevista no player acima.

Criado em 21/12/2020 - 12:28

Mais do programa