Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que pode afetar os motoristas com o novo Código de Transito

O novo Código de Transito Brasileiro trouxe 57 modificações

Brasil Rural

No AR em 21/04/2021 - 07:00

O Brasil Rural conversou com Ronaldo Cardoso, especialista pós-graduado em gestão, segurança e educação de trânsito, criador do canal LegTransito no YouTube, que falou sobre as modificações ocorridas com o novo Código de Transito, principalmente sobre tempo de validade e pontos na carteira, o que alivia para os caminhoneiros.

De acordo com o especialista, das modificações ocorridas, muitas coisas foram melhoradas, mas outras mudanças foram  feitas legislaçães também para favorecer lobistas.

Dentre essas mudanças, o exame toxicológico, que é obrigatóro desde 2015, mas não tinha nenhuma punição, e agora com a  mudança além da multa que é pesada, o motorista poderá ser suspenso até por três meses, infração que, para o motorista profissional, deverá arcar grande prejuiso com a perda de sua renda.

“Uma das mudanças mais faladas, é a do prazo de validade da Carteira Naconal de Habilitação (CNH), que hoje, para quem tem menos de 50 anos tem 10 anos de validade, de 50 aos 60, reduz o prazo pela metade (cinco anos), e dos 70 anos pra frente é de três anos,” esclarece o especialista.

 

Ele explica ainda que, outra grande mudança é sobre a pontuação para suspensão do direito de dirigir, que era de 20 pontos para perder o direito, e agora, dependendo da infração,  vai de 20 até 40 pontos; já para o motorista profissional, independente da quantidade de infraçoes só terá sua carteira suspensa se ele chegar atingir os 40 pontos.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 21/04/2021 - 20:25

Mais do programa