Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lentilha d'água ajuda na descontaminação da água de uso doméstico

Pesquisadores das Universidades Federais de Viçosa e Ouro Preto descobriram uma nova alternativa para a retirada do flúor na água

Brasil Rural

No AR em 11/05/2021 - 05:00

Pesquisadores analisaram o potencial de uma planta aquática encontrada frequentemente no Nordeste e muito conhecida como lentilha d'água. Segundo estudos, essa planta, que é muito encontrada em tanques da água e lagos, tem o potencial de absorver o flúor da água auxiliando na descontaminação desse recurso valioso.

Sobre essa pesquisa, o Brasil Rural desta terça-feira (11) conversou com Alisson Carraro Borges, professor associado da Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

De acordo com o professor, os mais antigos já traziam esse conhecimento do uso natural de tratamento de água, como por exemplo, quando a água, ao passar por um brejo, já saía mais purificada. Bem como o uso de plantas para descontaminação da água, chamada de fitorremediação.

Na entrevista, ele comenta o conhecimento dessas plantas aquáticas como agentes de purificação. Com isso, os pesquisadores observaram o potencial da Landoltia punctata (também conhecida como lentilha-d'água), possibilitando a descontaminação de fluoreto em água, com absorvção de 20 a 30%. 

Ouça a entrevista no player acima.

Criado em 12/05/2021 - 16:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa