Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o projeto ArticulaFito

Projeto, desenvolvido em parceria com Ministério da Agricultura e Fiocruz, irá mapear plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias no Brasil

Brasil Rural

No AR em 13/05/2021 - 05:00

Para saber mais sobre o projeto ArticulaFito - Cadeias de Valor em Plantas Medicinais, iniciativa conjunta desenvolvida desde 2015 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sobre esse potencial de mercado, o Brasil Rural desta quinta-feira (13) conversou com Joseane Costa, coordenadora técnica e executiva do projeto. Segundo ela, o objetivo é mapear espécies vegetais nativas com a ideia de compreender como se dá aprodução e o uso sustentável dessa biodiversidade, além de fazer a inclusão produtiva. 

Até o momento, o projeto conseguiu identificar 26 produtos nos biomas Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado com potencial de serem inseridos no mercado. São chás, colírios, repelentes, hidratantes e azeites fabricados a partir de espécies vegetais da Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado.

Na entrevista, ela relata ainda que já existe todo um mercado informal para o consumo dessas plantas, e que com a aplicação de uma metodologia participativa, que é chamar todos agentes produtivos, como os articuladores locais, vai se mapeando desde os estrativistas, aos agricultores familiares, empresários que fazem a compra, até pesquisadores. E a partir daí, é que vai se verificando o valor desses produtos no mercado, não só o valor monetário, mas agregando outros valores, como por exemplo, a estrutração de cooperativas para aprimoramento e qualificação.

Ouça a entrevista no player acima. E conheça mais sobre o projeto aqui

Criado em 13/05/2021 - 07:00

Mais do programa