Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil Rural de hoje marca a morte de Lampião

Às vezes herói, às vezes bandido, o cangaceiro é sempre lembrado nesse 28 de julho, principalmente pelo povo nordestino

Brasil Rural

No AR em 28/07/2021 - 07:00

Em 28 de julho de 1938, morre Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Para as autoridades, era sinônimo de brutalidade, para a população do sertão Nordestino, ele era o heroí que representava a bravura.

E para falar dessa “epopeia”, o Brasil Rural conversou com Aderbal Nogueira, pesquisador e grande conhecedor do cangaço e de Lampião

Segundo o pesquisador, o cangaço tem mais de 300 anos de idade, começou com a fuga de negros. E à época de Lampião ele se fez notar por ser um grande líder.

“Eu escuto a história do cangaço desde que nasci; e antes de adentrar na pesquisa, Lampião era para mim uma espécie de Robin Hood . A partir do momento de passei a pesquisar, foi uma decepção, descobri que ele nunca lutou por nenhuma causa social, viveu pelas armas e passou a viver de assalto, sequestro. Era um fora da lei”. Explica o Pesquisador sobre a dualdade que Lampião representou para o sertanejo da época

Ouça a entrevista no player acima

Lampião, o cangaceiro

Criado em 28/07/2021 - 17:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa